Descrição enviada pela equipe de projeto. Os edifícios de 3 andares da Superquadra 406 Sul, tem os apartamentos vazados, como se costuma a dizer em Brasilia, isso significa que eles tem aberturas para as 2 fachadas do edifício. Uma fachada mais aberta, com caixilhos de vidro, onde se localizam as áreas sociais e os dormitórios, e a outra mais fechada, com cobogós, onde estão as áreas de serviço e banheiros.
É natural que os projetos de reforma busquem uma maior integração entre os ambientes para tirar partido da ventilação cruzada possibilitada pela planta “vazada”. Esse artifício é muito util para melhorar o conforto térmico das unidades, alem de criar novas visuais e efeitos de luz proporcionados pelos cobogós da fachada noroeste. Ao demolir as paredes e revelar a estrutura do apartamento, encontramos um grande número de pilares e vigas em uma área relativamente pequena. Isso foi um fator importante a nortear o projeto, pois preservado o núcleo hidráulico, havia apenas pilares e vigas no apartamento e a idéia passou a ser a de preencher o espaço com a marcenaria e volumes de ladrilho hidráulico para dividir os ambientes e organizar o programa.
Essas 2 camadas adicionadas, uma de madeira, outra de ladrilho, hora se encontram, hora se desencontram evidenciando sua mutua presença em contraposição a estrutura existente. O ladrilho hidráulico cinza foi escolhido para revestir todo o piso do apartamento. Ele também reveste o peitoril das duas fachadas e os volumes que brotam do chão em diversos pontos do apartamento, formando bancadas, bancos, sofás e mesas, criando um grafismo pixelado que define a atmosfera do apartamento.